Projeto sustentável do IFRN SPP é reconhecido entre os 20 melhores do país - O POTI

Projeto sustentável do IFRN SPP é reconhecido entre os 20 melhores do país

Um projeto inovador desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus São Paulo do Potengi, alcançou reconhecimento nacional ao ser selecionado como um dos 20 melhores na premiação Solve For Tomorrow, promovida pela empresa Samsung. Intitulado “SPP SUSTENTÁVEL: reciclando no Potengi”, o projeto visa criar uma unidade compacta para reciclagem de resíduos da construção civil no Instituto, utilizando um modelo de negócio que combina empreendedorismo e inovação.

O objetivo principal é oferecer soluções técnicas e ambientalmente corretas para o gerenciamento adequado dos resíduos da construção civil. Por meio do SPP SUSTENTÁVEL, serão criadas unidades de processamento que coletarão, tratarão e transformarão esses resíduos em agregados que podem ser reutilizados em outros serviços.

Linha do tempo utilizada para o desenvolvimento do projeto.

O projeto surgiu da percepção de que em muitos municípios do Rio Grande do Norte não existem tecnologias adequadas para o tratamento desses resíduos, resultando em seu descarte inadequado. A iniciativa é liderada por estudantes do IFRN desde 2016 e tem como supervisor o professor Neuber Araújo.

O diretor do IFRN/SPP, Renato Dantas, comemora o reconhecimento, que é também estímulo e inspiração para todo o Rio Grande do Norte.

“Muito além da perspectiva técnica, o resultado rompe uma fronteira importante para estudantes do interior do estado Potiguar que estiveram, por décadas, privados de oportunidades do acesso ao ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento de projetos educacionais exitosos.
Toda a instituição celebra o desempenho desse projeto e o coordenador do projeto, prof. Neuber Araújo, premia um trabalho que é reflexo de mais de 5 anos de projetos que estão conectados com as demandas locais da região”.

Renato Dantas, diretor do IFRN/SPP.

O projeto ainda é composto pelos estudantes Sidney Lima, Shirley Williane, Marcos Rafael e Kayky Leandro, do curso de Edificações.

Sobre o Solve For Tomorrow

O concurso visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuam para a melhoria da educação pública e a promoção da equidade no país. O Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos criativos e inteligentes para solucionar desafios locais, utilizando a abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Desde 2014, a premiação tem reconhecido estudantes, professores e escolas públicas em todo o Brasil. No país, essa premiação acontece anualmente desde 2014, sendo coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).