Quatro em cada dez brasileiros que fazem compras pela internet admitem que já compraram por impulso e se arrependeram. É o que aponta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Hábitos de Consumo pela Internet, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse comportamento é mais comum entre jovens (45%) e pessoas com maior escolaridade e renda (43%).
Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o consumo por impulso pode gerar consequências negativas. “Muitas vezes, o consumidor é levado a comprar por impulso, seja porque percebe uma queda muito forte de preço ou uma oportunidade que pode passar rapidamente. Mas, ao fazer isso, ele não reflete sobre a real possibilidade e necessidade de fazer aquela compra, o que pode trazer impacto negativo, inclusive, na hora de fazer compras mais corriqueiras e mais necessárias”, explica.
Preferência por produtos nacionais
A pesquisa revelou que 62% dos brasileiros preferem comprar produtos nacionais. Entretanto, 36% já optaram por itens importados adquiridos via sites estrangeiros, motivados principalmente pelo preço mais baixo (54%), pela melhor qualidade (15%) ou pela indisponibilidade do produto no Brasil (13%).
Entre jovens de 16 a 24 anos, a busca por produtos importados alcança 52%, percentual que também é elevado entre pessoas com ensino superior (44%) e famílias com renda acima de cinco salários-mínimos (43%).
Problemas nas compras online
Quase metade dos consumidores online já recebeu produtos com defeito ou diferentes do anunciado. Frente a isso, 44% decidiram devolver ou trocar o item, enquanto 34% acionaram o atendimento ao cliente, e 18% se decepcionaram com a qualidade do produto.
Apesar dos contratempos, 74% dos entrevistados apontam vantagens nas compras online, como preços mais baixos em comparação às lojas físicas (36%) e a praticidade de comprar sem sair de casa (28%). Por outro lado, dois terços enxergam desvantagens, destacando a demora na entrega (18%), falta de segurança (9%) e ausência de contato direto com o produto (8%).
Hábitos de consumo
A pesquisa indica que 60% dos brasileiros já compraram pela internet. Esse percentual é mais elevado entre pessoas com ensino superior (89%), famílias de maior renda (88%) e jovens (77%). Em contrapartida, apenas 17% dos analfabetos ou sem grau de instrução têm esse hábito.
Itens como roupas (59%), produtos de informática e eletrônicos (44%), calçados e bolsas (44%), eletrodomésticos (37%) e utensílios domésticos (33%) são os mais adquiridos online. No entanto, a preferência por lojas físicas predomina em categorias como móveis, alimentos e bebidas.
O levantamento foi realizado pela Nexus, empresa da FSB Holding, entre os dias 17 e 20 de maio, com 2.012 entrevistas em todo o país, exceto no Rio Grande do Sul, devido às chuvas no estado durante o período da pesquisa.
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