Rei Charles III enfrenta câncer; saiba o que acontece se o monarca precisar se afastar do trono - O Poti News

Rei Charles III enfrenta câncer; saiba o que acontece se o monarca precisar se afastar do trono

Rei assumiu o trono há menos de um ano. Foto: Getty Images.

O Palácio de Buckingham afirmou nesta segunda-feira (5), que o Rei Charles III está enfrentando um câncer, aos 75 anos. O tipo ou estágio do câncer não foi informado. A nota ainda informa que o tratamento já foi iniciado e atividades públicas adiadas, mas o rei deve continuar com os trabalhos internos e encontros com autoridades, como o primeiro-ministro Rishi Sunak.

Charles III assumiu o trono do Reino Unido em maio de 2023, cerca de oito meses após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II. O Rei tem o seu filho Príncipe William como sucessor direto ao trono, fruto do casamento com a Princesa Diana, morta em um trágico acidente automobilístico no ano de 1997.

Mas afinal, se o rei precisar se afastar completamente das suas funções para o tratamento da doença, como ficará a situação da monarquia britânica?

De acordo com as normas oficiais do país, caso o rei esteja inabilitado, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o seu lugar provisóriamente. O Conselho seria formado por outros membros da família real:

  • Rainha Camilla (mulher de Charles);
  • Príncipe William (filho mais velho);
  • Princesa Anne (irmã);
  • Príncipe Edward (irmão).

A ordem não segue a mesma lógica da linha de sucessão ao trono.