O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu representantes estudantis na Reitoria para abordar preocupações sobre o funcionamento da instituição em meio à greve anunciada pelos servidores docentes e técnico-administrativos.
Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE) externaram suas preocupações relacionadas ao calendário universitário e à operação do transporte circular. Entre os principais tópicos discutidos estiveram:
- Funcionamento dos setores universitários durante a greve;
- Continuidade do serviço de transporte circular;
- Registro de frequência nos componentes curriculares;
- Possibilidade de suspensão do calendário acadêmico.
O reitor Daniel Diniz assegurou que possíveis ajustes no calendário universitário serão deliberados após o término da greve. Ele disse ainda que a UFRN respeita o direito constitucional à greve e a decisão individual dos técnicos e docentes de não aderir à paralisação.
Para mitigar impactos durante o período de greve, a UFRN estabeleceu comissões de mediação em colaboração com os representantes sindicais, buscando soluções que minimizem prejuízos aos estudantes. “A greve é um direito legítimo que devemos respeitar, buscando maneiras de reduzir seus impactos sobre nossos estudantes”, afirmou o reitor.
Quanto ao transporte circular, a Reitoria entrou contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), reafirmando a necessidade de continuidade do serviço, visto que o calendário universitário permanece em vigor.
Para atender às demandas dos estudantes durante a greve dos servidores, foi acordada a formação de uma comissão composta pelo DCE e pelas Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progesp), Assuntos Estudantis (Proae) e de Graduação (Prograd).
Governo federal oferece reajuste salarial de 12,5% aos servidores da educação