Relatório elege Finlândia como país mais feliz do mundo pela 7ª vez consecutiva; Brasil sobe 5 posições - O POTI

Relatório elege Finlândia como país mais feliz do mundo pela 7ª vez consecutiva; Brasil sobe 5 posições

Helsinque, a capital da Finlândia. Foto: Getty Images/BBC.

O relatório patrocinado pela ONU, divulgado nesta quarta-feira (20), revelou que a Finlândia mantém seu título como o país mais feliz do mundo pelo sétimo ano consecutivo. Este estudo, que considera uma série de fatores-chave, como apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção, destaca os países nórdicos entre os primeiros lugares, com Dinamarca, Islândia e Suécia logo após a Finlândia.

Por outro lado, o Brasil alcançou a 44ª colocação, subindo cinco posições em comparação com o ranking do ano anterior. Entre os países da América do Sul, o Brasil fica atrás apenas do Uruguai (26º) e do Chile (38º).

Os Estados Unidos e a Alemanha, pela primeira vez em mais de uma década, não figuram entre os 20 países mais felizes, ocupando as posições 23 e 24, respectivamente. Entraram no top 20 deste ano a Costa Rica e o Kuwait, ocupando as posições 12 e 13.

“Entre os dez primeiros, apenas Holanda e Austrália têm mais de 15 milhões de habitantes. Entre os 20 primeiros, apenas o Canadá e o Reino Unido têm mais de 30 milhões de habitantes”, aponta o relatório.

Os autores do estudo ressaltam que os finlandeses encontram sua satisfação na proximidade com a natureza e no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além disso, a confiança nas instituições, a baixa corrupção e o acesso gratuito à saúde e educação também contribuem para a felicidade na Finlândia.

Apesar dos avanços em alguns países, como o Brasil, o relatório diz que a desigualdade na felicidade aumentou em várias regiões, o que levanta preocupações.

O estudo, que é uma medição anual da felicidade divulgada pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU desde 2012, reflete a avaliação das pessoas sobre sua própria felicidade, além de dados econômicos e sociais.

Veja a posição de alguns países de acordo com o estudo divulgado neste ano:

1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Suécia
5. Israel
6. Países Baixos
7. Noruega
8. Luxemburgo
9. Suíça
10. Austrália

20. Reino Unido
23. Estados Unidos
26. Uruguai
38. Chile
44. Brasil
48. Argentina
51. Japão
55. Portugal
60. China
79. Venezuela
105. Ucrânia
141. Lesoto
142. Líbano
143. Afeganistão