Rio Grande do Norte recebe lançamento do Novo PAC nesta segunda-feira (16) - O Poti News

Rio Grande do Norte recebe lançamento do Novo PAC nesta segunda-feira (16)

Serão apresentadas também a duplicação de três trechos da BR-304: Reta Tabajara. Foto: Governo Federal.

O ministro da Casal Civil, Rui Costa, está no Rio Grande do Norte para o lançamento do Novo PAC em terras potiguares. Nesta segunda-feira (16), o ministro vai apresentar a empresários e gestores públicos os principais investimentos aprovados para o estado. Entre as obras, se destacam a duplicação da BR-304; a finalização da Barragem Oiticica; o Ramal do Apodi; e a Adutora do Seridó Norte.

Além dessas, o RN também vai receber a construção do viaduto do Gancho (BR-406/RN), do trecho da BR-437, do entroncamento com a BR-405 até a divisa com o estado do Ceará e também construção da BR-104/RN. Serão apresentadas também a duplicação de três trechos da BR-304: Reta Tabajara; de Mossoró ao entroncamento RN-016; e do entroncamento com a RN-120 até a BR-226. Com o Novo PAC também será realizado um estudo de viabilidade para o transporte ferroviário de Natal.

No âmbito da geração de energia, o governo federal vai implantar 70 projetos de energia fotovoltaica e eólica em 19 municípios potiguares, no valor total de R$ 12,52 milhões. Também serão instalados mais de 350 km de linhas de transmissão de energia, no valor de R$ 1,2 bilhão. Haverá ainda a perfuração de três novos poços exploratórios na Margem Equatorial.

O programa ainda prevê a ampliação dos sistemas de abastecimento de água em Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assú, e a conclusão da obra da adutora de Santa Cruz, em Mossoró. Estão previstas ainda a recuperação da Barragem de Jati, das Estações de Bombeamento 2 e 3, do Dique Negreiros e o início das obras da Barragem Poço de Varas e da Adutora do Agreste Potiguar. Outras importantes obras, da área, serão finalizadas: Barragem Oiticica, Ramal do Apodi e Adutora do Seridó Norte.

As verbas do Novo PAC também incluem a construção do Novo Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia, em Parnamirim; a ampliação do Hospital Universitário da UFRN, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 municípios e a finalização de 111 obras, em 59 cidades, como escolas, creches e quadras.

Estão planejadas também, na área de habitação, 5.128 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida — sendo 2.254 de obras retomadas para conclusão e mais 2.874 novas unidades; implantação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário em cinco importantes cidades; e serviços de inclusão digital e conectividades, que vão conectar escolas e unidades de saúde, expandir a rede 4G, implantar o 5G e levar o sinal da TV Digital para regiões que ainda não tem.