Rio Guaíba atinge níveis históricos após chuvas intensas no Rio Grande do Sul - O Poti News

Rio Guaíba atinge níveis históricos após chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Somente nas últimas 48 horas, foram registrados 92,7 milímetros de chuva na região do Jardim Botânico, na capital gaúcha. Foto: EBC.

O Rio Guaíba, um dos principais rios da região sul do Brasil, está enfrentando uma situação preocupante devido às chuvas persistentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (13), o rio alcançou a marca de 4,78 metros, superando o recorde de 1941, quando atingiu 4,75 metros durante uma grande enchente.

Após um pico de 5,33 metros em 5 de maio, o rio registrou uma leve queda, atingindo 4,57 metros. No entanto, uma nova frente fria no último sábado (11) fez com que o nível voltasse a subir, alcançando os 4,78 metros desta segunda-feira.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade do Guaíba atingir os níveis de 5,50 a 5,60 metros nos próximos dias, o que representaria uma ameaça de novas enchentes para a capital gaúcha.

Atualmente, o rio já se encontra 1,78 metros acima do nível de inundação, estabelecido em 3 metros. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias, agravando ainda mais a situação.

Além disso, a cidade de Porto Alegre enfrenta o mês de maio mais chuvoso desde 1961, segundo informações da Climatempo. O acumulado de chuva registrado até as 9 horas do último domingo (12) já chega a 305,6 milímetros, quase três vezes o volume médio para o mês.

Somente nas últimas 48 horas, entre sexta-feira (10) e domingo (12), foram registrados 92,7 milímetros de chuva na região do Jardim Botânico, na capital gaúcha, contribuindo para agravar a situação das enchentes.