O Ministério da Saúde habilitou 97 novas equipes multiprofissionais (eMulti) no Rio Grande do Norte, distribuídas em 63 municípios, como parte do programa de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no estado, conhecido como +APS Potiguar. Esta habilitação resulta em um investimento mensal de R$ 2,38 milhões para o funcionamento das equipes.
As eMulti são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas, que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da atenção primária.
“A expansão das equipes e serviços da APS é uma medida fundamental para um sistema de saúde eficiente e acessível. Fortalecer a porta de entrada do usuário do SUS é essencial para garantir uma maior resolutividade na Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos de atendimento”, explicou Anderson Medeiros, subcoordenador de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas da Sesap.
O +APS Potiguar é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios desde o início de 2023. O Rio Grande do Norte se tornou o estado-piloto da política de expansão da APS no Brasil, alcançando um investimento fixo de R$ 86,4 milhões apenas no ano de 2023, com o objetivo de atingir a cobertura de 100% da população potiguar pela política de Atenção Primária à Saúde.