RN Mais Vacina registra baixa vacinação contra influenza em Natal - O Poti News

RN Mais Vacina registra baixa vacinação contra influenza em Natal

Até 18 de abril, apenas 31% da meta de vacinação foi alcançada no estado, com 234.938 pessoas dos grupos prioritários imunizadas. Foto: SMS.

O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 para abranger indivíduos a partir dos seis meses de idade. A medida foi tomada em resposta ao aumento dos casos de infecção viral no país. Desde o início da vacinação, em 14 de março, Natal enfrenta desafios na imunização da população, registrando apenas 32% do público-alvo vacinado, segundo dados do RN Mais Vacina.

Apesar dos obstáculos enfrentados em Natal, o Rio Grande do Norte ocupa a 4ª posição em cobertura vacinal, conforme indicado pelo LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde.

A vacinação começou priorizando grupos específicos, como crianças de seis meses a seis anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e profissionais de saúde. Com a disponibilidade crescente de doses, a vacinação foi estendida para toda a população e está sendo realizada em unidades básicas de saúde e pontos extras, como Midway Mall e Partage Norte Shopping.

Apesar dos esforços, a procura pela vacina durante o Dia D foi abaixo do esperado tanto nas unidades básicas de saúde quanto nos pontos extras. Até 18 de abril, apenas 31% da meta de vacinação foi alcançada no estado, com 234.938 pessoas dos grupos prioritários imunizadas.

A Influenza é uma doença viral comum que afeta o sistema respiratório, causando sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo.

Em Natal, a vacinação está sendo registrada no RN Mais Vacina Cidadão, uma plataforma que funciona como um cartão de vacina virtual, permitindo que qualquer cidadão se cadastre e acompanhe sua vacinação. No entanto, os dados mais recentes revelam uma disparidade preocupante na cobertura vacinal entre os municípios do estado.

De acordo com os dados da plataforma RN Mais Vacina, este é o ranking total de doses aplicadas por cobertura vacinal no Rio Grande do Norte:

  • 1º Caiçara do Rio do Vento – 92.10%
  • 2º Severiano Melo – 91.17%
  • 3° Frutuoso Gomes – 90.24%
  • 147º Mossoró – 27.73%
  • 162° Natal – 17.85%