RN tem mais de 22 mil inadimplentes no FIES; governo federal renegociará dívidas - O Poti News

RN tem mais de 22 mil inadimplentes no FIES; governo federal renegociará dívidas

Mais de 1,2 milhões de estudantes podem ser beneficiados. Foto: Divulgação.

A partir desta terça-feira (7), estudantes ou ex-estudantes formados que tenham dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão poder renegociar seus débitos. A medida foi anunciada pelo governo federal e assinada pelo presidente Lula (PT). Os descontos podem chegar a 99% e seguem algumas condições especiais, como renda familiar e volume das dívidas. 

Segundo o Ministério da Educação, mais de 1,2 milhões de brasileiros têm dívidas com o fundo. No Rio Grande do Norte, o número de inadimplentes é de 22.343 pessoas. Segundo o presidente Lula, a ideia do programa de renegociação é estimular a conclusão dos estudos: “O importante não é a dívida, o importante é que você volte a estudar pagando o mínimo que for necessário. Volte a estudar, tire o diploma e nós ficamos muito agradecidos”, afirmou. 

Para renegociar as dívidas, os estudantes devem comparecer à agência do banco responsável pelo financiamento do curso, ou seja, Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Mais condições e regras estão disponíveis no site da Agência do Governo.

Confira a tabela de inadimplentes por unidade federativa do Brasil: 

Foto: Ministério da Educação