De acordo com Dados da Subcoordenadoria de Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nos primeiros quatro meses deste ano, o Rio Grande do Norte apresentou um crescimento de 30,7% no total de transplantes realizados.
Os transplantes de córneas foi o que mais cresceu, chegando a um aumento de 74%, e os de medula óssea, com um incremento de 23%. No período de janeiro a abril de 2024, foram efetuados 136 transplantes de órgãos, sendo 15 renais, 68 de córneas e 53 de medula óssea. Em contraste, no mesmo intervalo de 2023, foram realizados 103 transplantes.
A coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros, atribui esse crescimento a um aumento nas doações de órgãos de outros estados. “Além disso conseguimos mais captações, através da conscientização da população para a doação e das constantes capacitações que fazemos com as equipes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”.
O número de doações de órgãos também apresentou um crescimento em 2024, com 13 doadores de múltiplos órgãos e 33 doações de córneas, representando um acréscimo de 30% e 26%, respectivamente, em relação a 2023.
É importante ressaltar que o número de transplantes realizados não reflete necessariamente o número de captações de órgãos no estado, pois alguns órgãos e tecidos são provenientes de outras localidades, explica Rogéria.
Atualmente, a lista de espera por transplantes no RN inclui 595 pacientes aguardando por transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 para medula óssea e 1 para transplante cardíaco.