O Ministério da Saúde da Rússia revelou esta semana o desenvolvimento de uma vacina revolucionária contra o câncer, com previsão de distribuição gratuita no país a partir do início de 2025. Criado em parceria com centros de pesquisa, o imunizante utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) e será personalizado com base na análise genética do tumor de cada paciente. Apesar da inovação, o governo ainda não especificou os tipos de câncer que poderão ser tratados com o novo método.
Inspirada no sucesso das vacinas de mRNA contra a covid-19, a nova abordagem russa promete ‘ensinar’ o sistema imunológico a identificar e combater células cancerígenas. O método individualizado considera a análise genética do tumor de cada paciente para desenvolver uma vacina específica, como explicou o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa.
Os testes pré-clínicos demonstraram que a vacina é capaz de suprimir o crescimento do tumor e prevenir metástases. Contudo, detalhes como os tipos de câncer contemplados ainda não foram divulgados.
Além da vacina de mRNA, o programa russo contra o câncer inclui o desenvolvimento da EnteroMix, uma vacina oncolítica que combina quatro vírus não patogênicos. Esses vírus possuem a capacidade de destruir células malignas e ativar a imunidade antitumoral do paciente. Os testes clínicos da EnteroMix estão previstos para começar entre o final de 2024 e o início de 2025. Até o momento, informações detalhadas sobre sua eficácia ou os tipos de câncer que podem ser tratados com a vacina também não foram divulgadas.
Rio Grande do Norte recebe 125 novos profissionais do programa Mais Médicos em 2024
*Com informações da Época.