Saiba onde vacinar o seu pet contra a raiva em Natal; doença tem mortalidade de quase 100% - O POTI

Saiba onde vacinar o seu pet contra a raiva em Natal; doença tem mortalidade de quase 100%

Vacina antirrábica é obrigatória. Foto: Reprodução.

Até o final de agosto, o município de Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), irá ofertar o imunizante no esquema porta a porta e nos pontos fixos de vacinação distribuídos na cidade.

A vacina antirrábica está disponível para cães e gatos sadios com idade a partir de três meses que não tenham feito nenhum tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, e para animais que ainda não tenham recebido a vacina antirrábica no ano de 2024. A estimativa é que 103.887 animais possam receber a imunização no município, com a campanha tendo como meta imunizar cerca de 80% desse público. Confira os pontos de vacinação:

  • UBS Pajuçara, localizada na Rua Barão dos Cocais, s/n, no bairro Pajuçara
  • UBS Panatis, localizada na Rua Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, bairro Potengi
  • UBS Satélite, localizada na Rua das Carnaúbas, 7789, no bairro  Pitimbu
  • UBS São João, localizada na Av. Romualdo Galvão, 891, no bairro Tirol
  • Policlínica Oeste, localizada na Av. Pernambuco, 251, no bairro Cidade da Esperança.
  • Vacinação Porta a Porta (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h)

A conscientização sobre a raiva e a vacina é de extrema importância para a saúde dos animais e dos seres humanos, já que acomete a classe dos mamíferos. Esta é uma doença infecciosa aguda, que causa encefalite progressiva e tem uma taxa de mortalidade de quase 100%, tamanha a sua gravidade. Em 2024, já foram encontrados seis morcegos infecctados pelo vírus em Natal.  A sua transmissão se dá pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhões ou lambedura.

“A vacinação contra a raiva é de extrema importância para manter os animais protegidos contra a doença e evitar casos graves que podem levar inclusive à morte e a transmissão para humanos. Então convidamos os tutores a procurarem um dos pontos para manterem a saúde do seu animal de estimação em dia”, comenta Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal.