Saiba quais concursos públicos já foram adiados por causa das chuvas no RS - O Poti News

Saiba quais concursos públicos já foram adiados por causa das chuvas no RS

Muitos concursos ainda não tem novas datas definidas. Foto: Lauro Alves.

O Banco Central anunciou ontem (8) o adiamento do concurso público para o preenchimento de 100 vagas, devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. A data das provas ainda não foi definida e depende da normalização da situação no estado.

Esse adiamento se junta a outros certames afetados pela situação no Rio Grande do Sul.

O Concurso Nacional Unificado, previsto para o último dia 5, foi o primeiro a ser adiado. Mais de 2 milhões de candidatos se inscreveram para disputar 6.640 vagas. A ministra Esther Dweck afirmou que o concurso deve ser realizado no segundo semestre.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também adiou as provas para os cargos de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, originalmente programadas para o dia 12 de maio, devido à calamidade. Novas datas serão divulgadas posteriormente.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) comunicaram ontem o adiamento das provas agendadas para o dia 26 de maio em todo país. A nova data será 23 de junho, visando garantir a segurança dos candidatos e profissionais envolvidos.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido às chuvas, com o governador Eduardo Leite declarando estado de calamidade pública. Os temporais, que começaram em 27 de abril, já afetaram mais de 1,3 milhão de pessoas no estado.

A Caixa Econômica Federal está avaliando adiar seu concurso marcado para o dia 26, devido à calamidade. Cerca de 1,2 milhão de pessoas concorrerão a 4 mil vagas. O banco ainda não tomou uma decisão oficial, mas há sinais internos de que o adiamento será aceito, conforme solicitado pela Contraf-CUT.