
A Prefeitura do Natal vai disponibilizar uma Sala de Atendimento e Acolhimento durante a programação do São João de Natal com o objetivo de prestar assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. O espaço será instalado na Central de Serviços, entre os portões B e C da Arena das Dunas, e contará com equipes especializadas para atender ocorrências envolvendo mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
A iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), em parceria com as secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas), da Mulher (Semul) e da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh).
O serviço oferecerá acolhimento humanizado, escuta qualificada, orientação e encaminhamento aos órgãos da rede de proteção social, garantindo atendimento imediato a pessoas que enfrentarem situações de vulnerabilidade ou violação de direitos durante o evento.
Segundo a secretária da Semidh, Luciana Oliveira, a experiência obtida em edições anteriores demonstrou a relevância da estrutura para o suporte ao público durante grandes celebrações populares.
“A sala de acolhimento mostrou-se um instrumento muito importante durante os festejos da nossa cidade. Ano passado foram diversos atendimentos de pessoas que nos procuraram em algum momento particularmente delicado e, com nossas equipes a postos, os encaminhamentos corretos puderam ser realizados e cada caso resolvido ainda dentro da festa”, pontuou Luciana Oliveira.
Para a secretária da Semdes, Samara Trigueiro, a medida representa um avanço na ampliação das políticas públicas voltadas à proteção da população durante eventos de grande porte.
“Estamos criando um ambiente seguro e acolhedor para atender pessoas que possam se encontrar em situação de risco durante os festejos juninos. Essa iniciativa tem uma importância especial para as mulheres, que muitas vezes enfrentam situações de violência ou assédio em grandes eventos e precisam de um local de apoio imediato. Nosso objetivo é garantir que elas se sintam protegidas e amparadas, com atendimento especializado e encaminhamento adequado sempre que necessário”, destacou Samara.
A gestora ressaltou que o espaço foi pensado para fortalecer a rede de assistência e garantir respostas rápidas diante de situações que exijam intervenção especializada.
Ainda de acordo com Samara Trigueiro, a ação integra uma estratégia mais ampla da administração municipal voltada à prevenção e ao enfrentamento de diferentes formas de violência.
“Essa medida está alinhada à determinação do prefeito Paulinho Freire de fortalecer cada vez mais as ações de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres e pessoas em situação de risco em Natal. Estamos trabalhando de forma integrada para que os grandes eventos da cidade sejam espaços de convivência, cultura e lazer, mas também de respeito, segurança e garantia de direitos para todos”, afirmou a secretária.











