'Se não pode vencê-los, junte-se a eles'; entenda a parceria entre Magalu e AliExpress - O POTI

‘Se não pode vencê-los, junte-se a eles’; entenda a parceria entre Magalu e AliExpress

A partir do terceiro trimestre de 2024, os consumidores brasileiros poderão encontrar produtos da linha “Choice” do AliExpress no marketplace do Magazine Luiza (Magalu). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) e marca uma colaboração inédita entre as duas gigantes do comércio eletrônico.

A linha “Choice” do AliExpress é conhecida por oferecer produtos com o melhor custo-benefício e rapidez na entrega. Esta parceria, que começou a ser negociada no ano passado, permitirá que os itens do AliExpress sejam vendidos diretamente na plataforma do Magalu.

Frederico Trajano, CEO do Magalu, e Briza Bueno, diretora do AliExpress para a América Latina, explicaram que a parceria focará inicialmente em produtos “de cauda longa”, como eletrônicos, itens de beleza e produtos para escritório. Além disso, produtos 1P do Magalu – aqueles vendidos diretamente ao consumidor – também serão disponibilizados no AliExpress Brasil, abrangendo categorias como bens duráveis, onde o Magalu é líder de mercado no Brasil.

“A complementaridade dos produtos oferecidos por cada marketplace traz enormes benefícios para os consumidores,” afirmou Trajano. Segundo ele, mais produtos disponíveis na plataforma significam uma melhor experiência de compra. Briza Bueno acrescentou que o AliExpress busca expandir sua oferta para incluir itens pesados, como geladeiras, que são fortes no Magalu.

O Magalu espera aumentar suas vendas em categorias onde o AliExpress tem uma oferta maior, como acessórios de informática, moda, ferramentas e produtos para bebês. A parceria também pretende aproveitar a audiência combinada das duas plataformas, que juntas somam mais de 700 milhões de visitas mensais.

Comunicado oficial do Magalu

O Magazine Luiza divulgou um comunicado oficial sobre o acordo com o AliExpress, destacando a ampliação significativa do sortimento de produtos e a aceleração da estratégia de diversificação de categorias. Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme, fortalecendo a operação cross-border da empresa. Confira:

“MAGAZINE LUIZA S.A. (“Companhia” ou “Magalu”) vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou um acordo com o Aliexpress, plataforma de marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group (“Aliexpress”), para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces.

O Aliexpress passará a vender como seller do marketplace do Magalu (3P), oferecendo milhares de itens da sua linha Choice – serviço de compras premium, incluindo produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega.

Serão disponibilizados produtos das mais diversas categorias, totalmente complementares às disponíveis atualmente no e-commerce do Magalu. Com isso, a Companhia amplia de forma significativa o sortimento oferecido, acelerando a sua estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra. Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme, impulsionando a operação cross border da Companhia.

Ao mesmo tempo, o Magalu oferecerá produtos do seu estoque próprio na plataforma brasileira do Aliexpress, também complementando o sortimento oferecido por eles. Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com capilaridade logística e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia.