Secretaria lança cartilha de cuidados à saúde da população LGBTQIA+ em Natal - O POTI

Secretaria lança cartilha de cuidados à saúde da população LGBTQIA+ em Natal

Foto: Ascom/SMS Natal.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal lançou a atualização da Cartilha Saúde LGBTQIA+, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. O material contém informações básicas sobre o tema e será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde, com o intuito de qualificar os profissionais no atendimento à população LGBTQIAPN+.

Este lançamento complementa a capacitação “Políticas Públicas em Saúde voltada para a População LGBTQIAPN+ na Rede de Atenção Básica”, realizada no início do ano pela SMS Natal, através do Núcleo de Equidade do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB). A capacitação abordou temas como acesso à saúde e não discriminação da população LGBTQIAPN+. “Realizamos a capacitação, mas agora estamos fornecendo um material impresso que serve como extensão da capacitação, e será enviado para direcionar essa unidade e esse profissional para auxiliar no acolhimento diário realizado nos serviços”, afirmou Flávio Flausino, Coordenador do Núcleo de Equidade da SMS Natal.

O evento de lançamento ocorreu no Ambulatório Transexual e Travesti (Ambulatório TT), um serviço municipal voltado para a população trans e travesti, que atualmente atende mais de 500 pessoas cadastradas. Cléa Patrícia, coordenadora do ambulatório e uma das idealizadoras da cartilha, destacou a importância do material para garantir um atendimento igualitário. “Nós temos uma população LGBTQIAPN+ vulnerável, precisando de um olhar diferenciado, acolhedor no que diz respeito à questão de saúde pública, que é para todos, então essas pessoas devem chegar nas unidades e terem um atendimento de qualidade, um atendimento humanitário como os demais apenas”.

A primeira edição da cartilha foi lançada em 2021, idealizada por Sérgio Bulhões Neto, então aluno de enfermagem e estagiário na Unidade de Saúde do Bairro Nordeste. Ele percebeu a dificuldade dos profissionais em relação a nomenclaturas e atendimentos. A nova edição inclui atualizações de informações e dados. “Cléa entrou em contato comigo falando que era muito importante atualizar o material para fazer uma reimpressão da cartilha, então agora nesta segunda edição inserimos atualizações de informações e dados para melhor assistência e compreensão da população”, comentou Sérgio.