Segundo dia de Enem: confira dicas de última hora sobre o regulamento - O POTI

Segundo dia de Enem: confira dicas de última hora sobre o regulamento

Enem 2023
É permitida a apresentação de documentos digitais para a identificação. Foto: Joédson Alves.

Acontece hoje (12) o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, e para garantir um bom desempenho, é fundamental que os participantes estejam bem informados sobre os procedimentos a seguir. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) forneceu orientações essenciais referentes ao acesso ao local de prova, documentos necessários, horários e regulamentos, entre outros aspectos relevantes para a realização das provas.

Além das informações disponíveis no edital, os candidatos podem consultar detalhes importantes no Cartão de Confirmação de Inscrição, que está acessível na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos tenham esse cartão em mãos no dia do exame.

Horário

A aplicação das provas seguirá o horário de Brasília. Os portões abrirão às 12h e serão fechados às 13h. As provas terão início às 13h30 e se encerrarão às 18h30, com meia hora a menos de duração em relação ao primeiro domingo. Neste segundo dia, os candidatos enfrentarão questões de ciências da natureza e matemática.

Documentação

É permitida a apresentação de documentos digitais para a identificação. Nesse caso, é imprescindível que a identificação seja feita com o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação ou o RG digitais, através dos aplicativos oficiais correspondentes, sendo que capturas de tela não serão aceitas. Além disso, um documento de identificação oficial com foto também é obrigatório.

Identificação Especial

Candidatos que não puderem apresentar o documento de identificação devido a extravio, perda, furto ou roubo poderão realizar as provas, desde que apresentem um boletim de ocorrência emitido por órgão policial há, no máximo, 90 dias a partir do primeiro dia de aplicação do exame (5 de novembro). Nesses casos, a identificação especial será feita no local de prova por meio da coleta de informações pessoais.

Caneta

A prova deve ser respondida exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os candidatos que recebem atendimento especializado devido a transtorno do espectro autista podem utilizar caneta com tinta colorida, exclusivamente para marcar o Caderno de Questões. No entanto, o Cartão-Resposta deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Porta-objeto

Não será permitido o uso de dispositivos eletrônicos, que devem ser guardados e desligados em um envelope porta-objetos antes de entrar no local de prova. O envelope deverá permanecer selado e identificado sob a carteira do candidato durante toda a permanência no local de prova.

Além disso, óculos escuros, acessórios de chapelaria (como bonés, chapéus, viseiras, gorros ou itens similares), canetas que não sejam transparentes, bem como qualquer outro material de papelaria ou itens não relacionados ao exame, devem ser guardados no envelope ao entrar na sala de prova.