Segurança: confira as orientações da Cosern para evitar riscos relacionados à energia elétrica - O Poti News

Segurança: confira as orientações da Cosern para evitar riscos relacionados à energia elétrica

Talles Medeiros, engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern.

Com as fortes chuvas e condições climáticas adversas que afetam o Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern, distribuidora de energia do estado, intensifica suas operações e compartilha orientações cruciais para garantir a segurança da população em momentos de precipitações, raios e ventos.

A empresa destaca algumas medidas preventivas que podem ser adotadas pelos moradores em suas residências para evitar riscos relacionados à energia elétrica durante as chuvas:

  1. Evite o uso de aparelhos com o corpo molhado: Não utilize aparelhos domésticos ligados à energia se estiver com o corpo molhado e descalço.
  2. Desligue o disjuntor em caso de choque elétrico: Em caso de choque elétrico, desligue imediatamente o disjuntor da residência antes de prestar assistência à vítima.
  3. Cautela com Dispositivos Eletrônicos: Não utilize telefone celular com o carregador conectado na tomada.
  4. Evite o uso de benjamins (T): Evite o uso do T (benjamim) para múltiplos aparelhos na mesma tomada.
  5. Busque abrigo em caso de temporal: Se estiver ao ar livre, busque abrigo assim que avistar nuvens carregadas no céu ou ouvir trovões.
  6. Distância de objetos metálicos e pontiagudos: Mantenha distância de objetos metálicos pontiagudos, como enxadas, pás e facões, durante tempestades.
  7. Revisão periódica das instalações elétricas: Realize revisões periódicas das instalações elétricas internas da residência com a assistência de um eletricista profissional.

A Cosern mantém equipes de plantão por meio dos telefones 116 e WhatsApp (84) 3215-6001 ou clique aqui para iniciar a conversa diretamente no seu smartphone.