
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, por meio da Sala do Empreendedor, realizou nesta quarta-feira (27) a palestra “Empreendedorismo no agro: inovação, sustentabilidade e oportunidades para transformar o campo em negócio”, na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada na zona rural do município.
A atividade integrou a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e foi promovida em parceria com o Sebrae RN. O encontro também fez parte da XII SEMAGRARIA, evento realizado pela Escola Agrícola de Jundiaí.
A programação reuniu estudantes de cursos técnicos, técnicos integrados e de graduação nas áreas de zootecnia, engenharia agronômica, engenharia florestal e aquicultura. Antes da palestra, os participantes participaram de uma dinâmica de integração.
O encontro foi conduzido pelo consultor de empresas e produtor rural Hermínio Brito, palestrante credenciado pelo Sebrae. Durante a apresentação, ele ressaltou a importância de estimular a visão empreendedora entre os jovens ligados ao setor agropecuário.
“O grande desafio é tornar os negócios rurais em empresas rurais. E eu espero que a mensagem seja plantada para esses jovens, porque eles não precisam ser treinados só para arranjar um emprego. Eles precisam ser treinados para ter resultado na vida, para dar qualidade de vida para eles, para a família deles. E o empreendedorismo, embora não seja a maneira mais fácil, é a maneira talvez mais sustentável”, declarou.
A Semana do MEI 2026 teve início no último dia 22 de maio e segue até esta quinta-feira (28) em Macaíba. A Sala do Empreendedor preparou uma programação voltada a orientações, palestras e ações de incentivo aos pequenos negócios no município.
Segundo a agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Aristela Tatiany, iniciativas realizadas fora da unidade ajudam a ampliar o acesso da população às informações sobre empreendedorismo e capacitação.
“A gente chega nessas escolas e tem estudantes que ainda não conhecem o Sistema S, não sabem o que é um Sebrae, não sabem que Macaíba tem um parque tecnológico, que a gente tem um espaço como a Sala do Empreendedor para fortalecer os negócios dentro do município. Então, esse movimento da Semana do MEI, onde a gente tira as atividades de dentro da unidade e vem para o meio externo, ajuda a dar publicidade às ações que a sala faz, que o Sebrae faz, essas ações de fortalecimento ao empreendedorismo”, afirmou.
A programação da Semana do MEI é promovida nacionalmente pelo Sebrae e reúne atividades voltadas à qualificação, orientação e incentivo ao empreendedorismo em diferentes municípios do país.











