A 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no RN começa às 8h desta segunda-feira (20), no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Natal. Este evento, que se estende até a sexta-feira (24), mobiliza todas as unidades judiciais do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN).
O TRT-RN está empenhado em superar os 22 milhões de reais movimentados em acordos durante a edição do ano passado. A programação inclui uma série de audiências de conciliação agendadas para as Varas do Trabalho de Natal, do interior do estado, e para os CEJUSCs de Natal e Mossoró.
“Todos nós, magistrados e servidores das Varas e dos CEJUSCs, já estamos mais do que preparados para começar a receber as partes dos processos interessadas em conciliar”, disse o desembargador Eduardo Serrano da Rocha, vice-presidente do TRT-RN e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito.
Entre os processos com homologação prevista para esta semana, estão:
- Um acordo coletivo da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).
- Um acordo envolvendo mais de 100 trabalhadores aposentados da Datanorte que serão reintegrados e receberão seus pagamentos atrasados.
- Mais de 100 processos da Petrobras.
- Mais de 100 processos da Caixa Econômica Federal.
- Processos envolvendo a Uber, 99, o banco Santander e a Cooperativa Educacional (Coopedu).
A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 tribunais regionais do trabalho, tem como slogan deste ano “É conciliando que a gente se entende”.