
A M Construções e Serviços Ltda venceu a licitação para a limpeza da engorda da Praia de Ponta Negra. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A proposta apresentada foi de R$ 67 mil, e o processo agora segue para adjudicação e assinatura do contrato. Ao longo de oito meses, a Prefeitura de Natal desembolsará cerca de R$ 536 mil para manter a faixa de areia limpa.
O serviço será realizado com o uso de uma máquina saneadora, capaz de remover resíduos sólidos, matéria orgânica e materiais calcários da areia. O equipamento poderá coletar sedimentos a até 20 cm de profundidade, garantindo o descarte adequado dos resíduos.
A limpeza ocorrerá diariamente, das 18h às 5h, ao longo de 4,6 km da faixa de areia. A ação tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores da praia e trabalhadores, além de preservar o ambiente e a atratividade turística da região.
Segundo a Semurb, os materiais recolhidos serão levados para a estação de transbordo de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, antes de serem encaminhados a um aterro sanitário adequado.
A escolha da limpeza mecanizada foi definida após estudos apontarem a ineficácia da remoção manual, diante do grande volume de rodolitos e outros materiais calcários acumulados após o aterro hidráulico realizado na área.
Laudo confirma que afloramento em Ponta Negra não é esgoto, mas água do lençol freático













