Setor aéreo brasileiro registra recorde histórico em agosto com 8,2 milhões de passageiros - O Poti News

Setor aéreo brasileiro registra recorde histórico em agosto com 8,2 milhões de passageiros

aeroporto

O setor aéreo brasileiro alcançou uma marca histórica no mês de agosto, com mais de 8,2 milhões de passageiros voando pelo país, estabelecendo um novo recorde desde que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) começou a registrar esses números no ano de 2000. Essa marca representa um aumento significativo de 4,34% em relação a agosto de 2019, antes dos impactos da pandemia de Covid-19.

Além disso, o acumulado de passageiros no mercado doméstico de aviação em 2023 chegou a impressionantes 60,5 milhões, o que representa um aumento de 14,1% em comparação com os oito primeiros meses de 2022.

Os aeroportos de maior movimentação no período foram Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e o Aeroporto de Brasília (DF). Juntos, eles são responsáveis por mais de 33% do total de passageiros transportados. Em seguida, aparecem os terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ); Confins, em Belo Horizonte (MG); e Salvador (BA), que centralizaram um pouco mais de 20% do total de passageiros.

No que diz respeito às rotas mais movimentadas, a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro manteve sua liderança em número de passageiros transportados, seguida pelas rotas São Paulo-Brasília e Salvador-Guarulhos.