Sindicato dos Jornalistas do RN divulga carta aberta com críticas à Inter TV - O POTI

Sindicato dos Jornalistas do RN divulga carta aberta com críticas à Inter TV

Emissora é uma das principais do estado. Foto: Fernanda Zauli.

Nesta terça-feira (9), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) divulgou uma carta aberta direcionada para a Inter TV Cabugi, filiada da Rede Globo e uma das maiores emissoras do estado. A publicação afirma: “Os jornalistas da Inter TV Cabugi merecem respeito e reconhecimento profissional”.

O sindicato expressou “grande preocupação e indignação” com as condições de trabalho dos jornalistas da emissora, alegando que os profissionais não têm recebido pagamentos justos ou cláusulas consideradas essenciais, como gratificações por tempo de serviço, plano de saúde, acúmulo de função e cargos de chefia.

Ainda de acordo com o Sindjorn, a entidade tenta desde meados de 2020 e 2021, negociar melhores condições de trabalho e justa remuneração, porém, sem sucesso, já que a emissora estaria adotando uma postura autoritária e irredutível, oferecendo apenas reajustes mínimos e retirando todas cláusulas econômicas que de certa forma valorizavam o baixo salário dos profissionais.

A carta foi publicada como um aviso, de que o sindicato continuará a buscar estes direitos para os jornalistas da casa:

“O Sindjorn mantém sua postura de não aceitar o desmonte do Acordo Coletivo e irá recorrer a todos os mecanismos disponíveis em prol de uma vitória da classe trabalhadora. Iremos mais uma vez ao Ministério Público do Trabalho e caso a empresa não aceite negociar de verdade, o Sindjorn irá utilizar do mecanismo legal de Convocação de Assembleia Geral pra discutirmos e deliberarmos sobre um indicativo de greve. A chantagem e a  intransigência da empresa não podem prevalecer sobre a nossa união e coletividade. Juntos, somos mais fortes e podemos conquistar as condições dignas e justas que merecemos”, diz o texto.

Confira a publicação completa: