Na noite desta quarta-feira (6) aconteceu mais uma edição da Feira ITB Berlin, onde destinos ao redor do mundo foram reconhecidos pelas suas práticas turísticas responsáveis. Nesta edição, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, municípios integrantes do Programa DEL Turismo, do Sistema Fecomércio RN, foram contemplados com prêmios da fundação holandesa Green Destinations.
Tibau do Sul, conhecida pela Praia da Pipa, colocou o Brasil no topo do ranking global das práticas turísticas responsáveis ao ganhar na categoria “Comunidades Prósperas”. O reconhecimento veio pela história inspiradora intitulada “O sorriso das ostras”, que enfatiza o trabalho da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (APROOSTRAS), dedicada ao cultivo e comercialização de ostras orgânicas. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, representou o município no evento.
Além do reconhecimento na ITB Berlin, a noite foi marcada pela entrega da Certificação de Gestão Sustentável, onde quatro destinos brasileiros foram premiados nas categorias Prata e Bronze. Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso renovaram suas certificações, recebendo os prêmios de prata e bronze, respectivamente. Outros destinos reconhecidos foram Fernando de Noronha, em Pernambuco, na categoria Bronze; e Rota do Enxaimel, em Santa Cantarina, na categoria Prata.
Compromisso com o Turismo Sustentável
Os municípios premiados lideram esforços para estruturar políticas mais sustentáveis e inclusivas, mobilizando setores público, privado e comunidades locais. A certificação, válida por até dois anos, reflete o compromisso dos destinos brasileiros com o desenvolvimento sustentável, abrangendo temas como Gestão de Destino, Meio Ambiente, Cultura e Bem-Estar Social. O Programa DEL Turismo tem o princípio de desenvolver o turismo local de forma sustentável, promovendo o diálogo entre o governo local, empresários e a sociedade civil.
O Programa DEL Turismo, em parceria com o Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA), tem impulsionado o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. Enquanto isso, a Green Destinations, fundada na Holanda em 2014, apoia destinos, negócios e comunidades em todo o mundo a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável, oferecendo serviços de certificação, concursos e suporte.