Tiro, porrada e bomba no PSB do RN - O POTI

Tiro, porrada e bomba no PSB do RN

Faltando dois dias para o fechamento do prazo para filiação partidária daqueles que pretendem disputar as eleições municipais de 2024, o ex-deputado Rafael Motta anuncia sua saída do PSB e sua filiação ao AVANTE.

O movimento político pegou a todos de surpresa, já que Rafael Motta sempre demonstrou grande alinhamento com o diretório nacional da legenda.

A mudança de Rafael gerou curiosidade na classe política local. Mas a narrativa estava pronta e Rafael Motta sairia como vítima de um processo de enquadramento que o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, estaria impondo ao ex-deputado do RN.

Todos imaginaram que o motivo da desavença seria o fato de Rafael querer ser candidato a prefeito de Natal e o partido nacionalmente desejar a aliança com a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT).

E foi aí que a conta não fechou!

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que Rafael Motta estava enganando os eleitores do RN quando dizia que queria ser prefeito de Natal. Siqueira afirmou que Rafael pediu autorização para se unir ao candidato do PSD, Carlos Eduardo, sendo seu companheiro de chapa na condição de candidato a vice-prefeito.

Nas palavras de Carlos Siqueira a candidatura de Rafael Motta seria apenas para fortalecer seu nome objetivando seu próprio fortalecimento no pleito de ser vice de Carlos Eduardo.

Ingratidão

Carlos Siqueira ainda acusou Rafael Motta de ingratidão uma vez que, segundo o presidente nacional do PSB, após a derrota para o Senado em 2022, o ex-deputado teria ocupado e indicado cargos federais no governo do presidente Lula.

Na visão de Siqueira seria a hora de Rafael retribuir a acolhida que teve dos petistas, e do próprio partido, no momento de dificuldade após a derrota nas urnas em 2022.

Mas, num gesto de ingratidão, Rafael Motta estaria querendo levar o PSB a compor chapa contra o PT em Natal.

Desdobramentos

Diante da saída de Rafael Motta do PSB e sua entrada no Avante um clima de nervosismo e instabilidade foi criado em diversos municípios do Rio Grande do Norte.

É que Rafael Motta lidera um grande número de candidatos a vereador em várias cidades e em muitos desses municípios o Avante já tem nominata fechada.

Então rapidamente se criou a dúvida sobre para onde iriam os liderados de Rafael Motta que estão filiados no PSB e como ficaria a situação dos que já estão filiados ao Avante.

Outra questão é a dúvida sobre quem comandará o partido no Estado após o dia 6 de abril. Será o empresário Jorge do Rosário que organizou o Avante até aqui ou será Rafael Motta que chega com seu grupo de liderados?

O clima é de incerteza e a instabilidade poderá provocar ainda muitos desdobramentos.

AVANTE e PSB de Parnamirim

Parnamirim é um exemplo muito claro do clima de indefinição que foi criado após a saída de Rafael Motta do PSB e sua entrada no Avante.

Na cidade trampolim da vitória, o Avante tem um pré-candidato a prefeito que é o ex-deputado Marciano Júnior e uma nominata fechada sem ter nenhum vereador no exercício do mandato.

Já o PSB apoia a pré-candidatura do apresentador Salatiel de Souza e também tem uma nominata já fechada.

Diante dessa situação muitas dúvidas passaram a existir: Quem comandará o Avante de Parnamirim após o dia 6 de abril? O Avante apoiará Salatiel de Souza ou manterá a candidatura de Marciano Júnior? Quem serão os candidatos da legenda a Câmara Municipal?

Esses são questionamentos que todos os envolvidos estão fazendo desde o final da tarde de ontem. E apesar da tentativa de acalmar e passar segurança o clima é mesmo de muita dúvida e instabilidade por parte dos filiados das duas legendas em Parnamirim.

Nominatas

O dia de hoje será de muita movimentação entre os filiados do PSB e do Avante local.

Especula-se que a nominata inteira do PSB possa se desfiliar para ingressar em outro partido, seria no Avante?

AVANTE de Macaíba

O Avante de Macaíba terá a candidatura a prefeito do Dr. João e uma forte nominata para a Câmara Municipal.

Na contramão está Rafael Motta que apoiará o atual vice-prefeito Netinho França aliado do ex-deputado.

O Avante de Macaíba pretende cobrar o apoio de Rafael ao projeto da legenda no município.

Mais uma situação a ser tratada pelo presidente estadual do partido Jorge do Rosário.

Tarcio Macedo no União Brasil

O empresário Tarcio Macedo, esposo da deputada estadual Eudiane Macedo, deverá se filiar ao União Brasil do deputado Paulinho Freire.

A posição de Tarcio Macedo poderá (ou deverá) levar a deputada a votar no amigo e “prefeitável” Paulinho Freire.

Adjuto Dias perde no TRE

Como já era de se esperar o deputado estadual Adjuto Dias não obteve sucesso, junto ao TRE, na sua tentativa de desfiliação ao MDB.

Adjuto tentava se desfiliar antes do fechamento do prazo de filiação partidária para os candidatos que pretendem concorrer às eleições municipais desse ano.

Com a negativa Adjuto permanece na Assembléia Legislativa e em Caicó irá para dar apoio, mas não para ser votado em 2024.