TJRN promove 10ª Semana Estadual da Adoção, com palestras sobre acolhimento e proteção - O Poti News

TJRN promove 10ª Semana Estadual da Adoção, com palestras sobre acolhimento e proteção

Evento tem programações em todo o estado. Foto: TJRN.

Na próxima segunda-feira (20), a Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (CEIJ/TJRN) realizará a abertura oficial da 10ª Semana Estadual da Adoção. A iniciativa, que se estende o dia 31 de maio, terá uma série de eventos em diversos municípios potiguares para abordar adoção, acolhimento e proteção de crianças no estado.

A programação deve colaborar para uma melhora no entendimento e na atuação dos agentes responsáveis por crianças e adolescentes que estão na fila ou no processo de adoção.

A cerimônia de abertura terá início às 13h30, no Auditório Desembargador Deusdedit Maia, na sede do TJRN. Na programação deste dia, estão previstas palestras com o tema “Adoção legal pelo cadastro no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA” e também sobre a “Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, a partir das funcionalidades do SNA”.

Além disso, estão previstas atividades de destaque como o “Lançamento do Folder e Cartilha do Programa Atitude Legal”, fazendo parte do seminário Atitude Legal, que ocorrerá no dia 21 de maio, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Haverá também Audiências Públicas na Câmara Municipal de Natal e na Assembleia Legislativa do RN, nos dias 22 e 23 de maio. Nessas audiências será dado destaque para casos de pais que encontram dificuldades para ter o direito à licença adoção garantido.

Outro ponto do evento será o Simpósio sobre Adoção Internacional, no Fórum de Macaíba, na sexta-feira (24). Essa atividade terá como tema “Os Papéis dos atores do Sistema de Garantia de Direitos Infantojuvenis na Adoção Internacional”.

Já no dia 25 de maio, haverá atividadede de integração, no estádio Frasqueirão, entre pretendentes à adoção e crianças e adolescentes das unidades de acolhimento de Natal e da Grande Natal. Essa ação será coordenada pela CEIJ e pela 2ª Vara de Infância e Juventude da comarca de Natal.
Outros municípios, como Mossoró, Parnamirim, Macau, Goianinha, Santa Cruz e Pau dos Ferros também terão programações, confica o calendário do evento e mais informações AQUI.