Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira (15) - O Poti News

Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira (15)

dinheiro
A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. Foto: Agência Brasil.

Após quatro décadas de serviço, a transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao seu fim nesta segunda-feira (15) às 22h. Neste horário, os bancos interromperão a emissão e o agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, marcando o fim definitivo desse método de transferência entre instituições financeiras distintas.

O anúncio do encerramento do DOC foi feito pelas instituições bancárias no ano passado, e a última data de agendamento foi estabelecida para 29 de fevereiro, quando os bancos finalizarão o processamento dos pagamentos, encerrando completamente o sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade utilizada por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, também deixará de ser oferecida às 22h de hoje.

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, que se destaca por ser gratuito para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permitia o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso fosse feito após esse horário, a transferência só era concluída dois dias úteis depois.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações por DOC totalizaram 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas nesse período.

Comparativamente, o DOC ficou atrás de outros métodos de transferência, como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser concluída.