Trânsito em Natal tem três intervenções hoje (29) para realização de obras - O Poti News

Trânsito em Natal tem três intervenções hoje (29) para realização de obras

Mudanças foram anunciadas pela STTU. Foto: STTU.

A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal realiza uma série de interdições para realizar obras da “meta 1” da reforma da Pedra do Rosário, além de obras no Centro Histórico da cidade. Nesta etapa, a rua Ulisses Caldas, entre a avenida Rio Branco e rua Vigário Bartolomeu será interditada, a intervenção avançará gradativamente pela rua, seguindo pelo largo Junqueira Aires, rua Câmara Cascudo até chegar no entorno da praça Augusto Severo.

As linhas de transporte urbano O-24, O-33A, N-35, L-37, O-41A, L-46, L-56 e N-84, que transitam nas regiões interditadas sofrerão alterações, passando pela parada da Metropolitana, acessando à esquerda pela rua João Pessoa na lateral da catedral velha, entrando à esquerda na avenida Rio Branco e retornando ao itinerário normal. Agentes estarão presentes para orientar a população quanto a mudança nos trânsito.

A previsão é de que a obra dure até oito meses, com liberações na via conforme aconteça o avanço das obras. A reforma da Pedra do Rosário foi orçada em R$ 30 milhões e dividida em quatro etapas:

  • metas: 1 – requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo;
  • meta 2 – requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel;
  • meta 3 – requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo;
  • meta 4 – construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário. O consórcio vencedor é formado pelas empresas Certa e TCPAV.

Atualmente, as metas 1 e 2 estão em andamento e contemplam obras de calçadas, ciclovia, recapeamento asfáltico, embutimento da rede de telecomunicação, arborização e iluminação.

A Pedra do Rosário é parte importante da história de Natal por ser o local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. O local recebe moradores e turistas, atraídos pela fé e pelo lindo pôr-do-sol que pode ser observado do dique.

Pedra do Rosário, com a imagem da padroeira de Natal. Foto: Geraldo Jerônimo.
KM-06

Acontece também o início das obras de reestruturação da Avenida Industrial João Francisco Motta, conhecida como KM-06. Durante esta fase das obras, o tráfego no sentido Bairro Nordeste/Felipe Camarão será interditado da ponte do Rio das Lavadeiras até a Avenida Capitão-Mor Gouveia. No sentido oposto, de Felipe Camarão para Bairro Nordeste, o trânsito operará em mão dupla até próximo à Escola Municipal Francisca Ferreira. A via estará devidamente sinalizada, e agentes de mobilidade estarão presentes para orientar os condutores.

Ao todo, as obras estão orçadas em R$ 23 milhões e a previsão de conclusão é até julho deste ano, com melhorias de asfalto, ciclovia, iluminação, calçadas, paradas de ônibus e novos canteiros.

Obras devem durar até julho. Foto: Foto: Ascom/PMN.
Avenida 25 de Dezembro

Outra mudança é no acesso à Avenida 25 de Dezembro. Até a quarta-feira (31), das 08h às 16h, o trecho será interditado para obras de recapeamento asfáltico. O trânsito será desviado por uma pequena contramão na avenida Presidente Café Filho, acessando a rua Mor Gouveia e avenida Floriano Peixoto.