O Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 45% no número de transplantes de órgãos em 2024, totalizando 419 procedimentos realizados pelo SUS. O avanço foi impulsionado pelo aumento das doações e pelo fortalecimento de campanhas de conscientização, como o Setembro Verde.
Dados da Central de Transplantes do RN, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apontam que em 2024 o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 419 transplantes, sendo 194 de córneas, 165 de medula óssea, 57 de rins e três transplantes cardíacos. Foram registradas também 36 doações de múltiplos órgãos e 133 doações de córneas.
O aumento é expressivo em relação a 2023, quando foram realizados 289 transplantes. A Central de Transplantes do RN, vinculada à Sesap, atribui esse avanço ao trabalho das Comissões Intra-hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
Fila de espera por transplantes no RN:
- Córnea: 641 pacientes
- Rim: 379 pacientes
- Medula óssea: 22 pacientes
- Coração: Sem espera no momento
Além das equipes médicas, o sucesso das operações conta com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), SAMU e Força Aérea Brasileira, que garantem o transporte ágil de órgãos e pacientes.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, oferecendo assistência integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde exames até o fornecimento de medicamentos no pós-operatório.