Três prefeitos em quatro anos: Júnior Balada vence eleições suplementares de Pedro Velho - O Poti News

Três prefeitos em quatro anos: Júnior Balada vence eleições suplementares de Pedro Velho

O empresário Júnior Balada foi eleito com 66,72% dos votos. Foto: Reprodução.

Júnior Balada, do partido União Brasil, foi eleito prefeito de Pedro Velho nas eleições suplementares realizadas neste domingo (3). Com uma votação de 66,72%, Balada superou seu oponente, João Celso Targino, que conquistou 33,28% dos votos.

Esta eleição suplementar é a terceira ocorrida em menos de quatro anos em Pedro Velho, devido a casos de cassação registrados desde as eleições de 2020.

O novo prefeito, Júnior Balada, assumirá o cargo até o final deste ano, uma vez que as eleições municipais regulares estão previstas para outubro em todo o país.

Um total de 11.649 eleitores participaram do processo eleitoral, distribuídos em 41 seções eleitorais, em quatro escolas na zona urbana e duas na zona rural.

Conforme estabelecido pelo Código Eleitoral, as eleições suplementares são convocadas quando há decisão da Justiça Eleitoral que indefere o registro, cassa o diploma ou determina a perda do mandato de um candidato eleito em pleito majoritário.

Desde 2020, Pedro Velho enfrentou turbulências eleitorais, com cassações que levaram a uma sequência de eleições suplementares. No último caso, a chapa eleita em novembro de 2022 foi cassada em setembro de 2023 por abuso de poder econômico, resultando na gestão interina por Francisco Gomes, presidente da Câmara Municipal.