Turismo brasileiro impulsiona geração de empregos com mais de 20,7 mil vagas em outubro - O Poti News

Turismo brasileiro impulsiona geração de empregos com mais de 20,7 mil vagas em outubro

O maior crescimento do emprego formal em outubro ocorreu no setor de Serviços, no qual o turismo está inserido. Foto: Alexandre Macieira.

O setor de turismo no Brasil registrou a criação de mais de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada no mês de outubro, de acordo com dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O destaque ficou para o setor de eventos, que apresentou um aumento significativo, contratando mais de 3,6 mil pessoas, quatro vezes mais do que no mês anterior, setembro. A retomada de grandes congressos, feiras e exposições pelo país contribuiu para o saldo positivo, ultrapassando os 400%.

Além do setor de eventos, áreas como alojamento e alimentação, e transporte rodoviário de passageiros também apresentaram resultados positivos, com a criação de 10,7 mil e 2,4 mil novos empregos, respectivamente, no décimo mês do ano.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o maior crescimento do emprego formal em outubro ocorreu no setor de Serviços, no qual o turismo está inserido, com um saldo de 109.939 postos. Considerando todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 190 mil empregos. No acumulado do ano, o total de vagas geradas atingiu 1.784.695 postos de trabalho, mantendo-se positivo nos 5 grandes grupamentos econômicos e nas 27 Unidades da Federação.