Turismo gera 1 em cada 10 empregos com carteira assinada no mês de julho, aponta Ministério do Turismo - O POTI

Turismo gera 1 em cada 10 empregos com carteira assinada no mês de julho, aponta Ministério do Turismo

O grupo de serviços, que engloba o setor de turismo, admitiu um total de 56.303 novos profissionais. Crédito: Luiz Michelini.

No mês de julho, a indústria do turismo se destacou como uma das principais geradoras de emprego no Brasil, contribuindo com um em cada 10 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os números revelam a criação de mais de 16,8 mil empregos em diversos segmentos relacionados à atividade turística, conforme dados divulgados pelo Ministério do Turismo com base no Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nos primeiros sete meses do ano, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas.

O segmento de alojamento e alimentação liderou as contratações em julho, gerando mais de 9,4 mil vagas, seguido pelo setor de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos postos. O grupo de serviços, que engloba o setor de turismo, admitiu um total de 56.303 novos profissionais.

Entre os estados, São Paulo liderou o número de novas contratações, com cerca de 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor contribuiu com mais de 2,4 mil vagas, enquanto Minas Gerais contabilizou mais de 2,1 mil novos profissionais empregados na indústria do turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do setor como motor de recuperação econômica. “Esses números destacam a potência do turismo no Brasil e também apontam para o seu papel crucial na recuperação da economia. Somos uma indústria limpa, com capacidade de gerar cada vez mais emprego e renda para a população.”

Os dados foram coletados pela plataforma Novo Caged, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que visa fornecer estatísticas do emprego formal por meio das informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web, garantindo a qualidade e integridade das estatísticas do emprego formal.