
O Rio Grande do Norte registrou um desempenho expressivo no turismo durante a alta temporada de verão 2024/2025. De acordo com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o Aeroporto de Natal contabilizou 670,4 mil passageiros, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse foi o melhor resultado desde o início de 2020 e a segunda melhor alta temporada já registrada.
O setor já demonstrava sinais de recuperação desde o segundo semestre de 2024, quando retomou os níveis pré-pandemia. Em setembro, foi alcançado o melhor desempenho desde 2014. Em outubro, os números foram os mais altos dos últimos nove anos. Já em novembro, o estado se destacou nacionalmente, registrando o maior crescimento do turismo no Brasil, com um aumento de 19,1% em relação ao mesmo mês de 2023.
Para o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, o crescimento está associado a uma estratégia voltada para o turismo qualificado e sustentável. “A análise de mercados e as parcerias estratégicas têm sido fundamentais para esses resultados. Além disso, investimos na capacitação de agentes de viagem, mostrando diretamente para quem vende pacotes turísticos os diferenciais do nosso estado”, afirmou.
Fernandes também ressaltou a sustentabilidade como um fator decisivo para a atração de visitantes. O Rio Grande do Norte se destaca como um destino verde, com 100% de energia limpa e atrações situadas em Unidades de Conservação.
A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, reforçou a relevância do setor para a economia do estado. “O turismo é uma das indústrias mais importantes do nosso estado e movimenta uma extensa cadeia de empregos e serviços. Quando a atividade turística cresce, há um impacto direto na economia e na qualidade de vida dos potiguares”, disse.
Sobre a Emprotur
Criada há 18 anos, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) é responsável por divulgar o Rio Grande do Norte como destino turístico e gerenciar a marca “Visite Rio Grande do Norte”, promovendo o estado por meio de eventos, campanhas e parcerias estratégicas.
Assembleia Legislativa debate impacto da redução de voos para Natal e Mossoró