Turismo pedagógico: Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim, recebe mais de 400 estudantes na última semana de setembro - O Poti News

Turismo pedagógico: Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim, recebe mais de 400 estudantes na última semana de setembro

CCTV parnamirim
O CCTV abriga um acervo que inclui maquetes e modelos de aeronaves, veículos militares e muito mais. Foto: Ney Douglas.

O Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) em Parnamirim, se tornou o destino de mais de 400 estudantes na última semana de setembro. O sucesso nas visitas de tem sido impulsionado pela parceria com empresas de turismo pedagógico.

De acordo com Rayrakson Alves, diretor do CCTV, a parceria tem sido fundamental para atrair um público cada vez maior.

“Nós temos trabalhado em conjunto com essas empresas, divulgando o nosso Centro e destacando a importância histórica de Parnamirim na Segunda Guerra Mundial. Isso tem atraído estudantes não apenas do Rio Grande do Norte, mas também de estados vizinhos como Paraíba e Ceará”, afirmou Alves.

As atividades oferecidas aos estudantes incluem passeios guiados por dois profissionais qualificados, com enfoque na participação de Parnamirim na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o CCTV utiliza a tecnologia para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes, utilizando óculos 360 para mostrar cenas de guerra em 360 graus.

A visita guiada é uma ferramenta para despertar nos estudantes ainda mais curiosidade sobre a história de Parnamirim. Foto: Ney Douglas.

O projeto de receber estudantes nas instalações do CCTV recebeu força por meio de ações do vereador Thiago Fernandes, como a indicação Nº 652/2023, que solicitou a prefeitura a instituição de um programa de Turismo Cultural e Pedagógico no município de Parnamirim, com o objetivo de promover a preservação e divulgação do patrimônio cultural e histórico do município, bem como estimula a educação patrimonial por meio do turismo.

Rayrakson e vereador thiago fernandes
Rayrakson Alves e Thiago Fernandes no CCTV.

“O turismo pedagógico desempenha um papel fundamental no enriquecimento da educação e na valorização do nosso patrimônio cultural e histórico em Parnamirim. É fundamental que as novas gerações compreendam a importância do nosso legado e se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento. E nesse contexto, o CCTV é um tesouro de nossa cidade. Acreditamos que ao promover o turismo pedagógico, estamos incentivando nossos jovens a se conectarem com suas raízes e a preservar nossa história”, relatou o vereador.

O agendamento para grupos escolares pode ser realizado através do e-mail do centro cultural: cctvparnamirim@gmail.com. O CCTV funciona de quarta a domingo, incluindo feriados, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

Sobre o CCTV

O Centro Cultural Trampolim da Vitória, conhecido como CCTV, desempenha um papel fundamental na preservação e contação da história da presença norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O CCTV abriga um acervo riquíssimo, que inclui maquetes e modelos de aeronaves, veículos militares, embarcações e maquetes, além de uniformes, equipamentos e documentos que remontam à época do conflito intercontinental que abalou o mundo a partir de 1939.