
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e a Cooperativa Cultural, promove de terça-feira (7) a sábado (11), a VIII Feira de Livros da Cooperativa Cultural (Flicoop). O evento será sediado no Complexo Cultural da UERN Natal, na zona Norte da capital potiguar, com entrada gratuita e expectativa de receber cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, educadores e comunidade.
O modelo colaborativo da feira facilita a participação de autores, editoras e livreiros, reduzindo custos e estimulando o fortalecimento da cadeia produtiva do livro, além de ampliar o acesso da população à literatura. A programação contempla lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas, exposições, contação de histórias e atividades culturais, funcionando diariamente das 9h às 18h.
Incentivo à leitura e valorização da cultura local
A diretora da Uern Natal, professora Patrícia Moreira, destacou o papel da universidade como promotora do acesso à cultura e educação.
“A Uern abre as portas para disponibilizar o espaço, porque, como universidade socialmente referenciada e inclusiva, é uma grande incentivadora da cultura da leitura e também da literatura. Faz parte da política institucional da Uern trazer cultura e educação para a zona Norte de Natal”, afirmou.
Já a professora Irene van den Berg, diretora da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), reforçou a importância da realização da Flicoop em uma região com menor acesso a ações culturais.
“É de grande importância realizar essa feira de livros na zona Norte de Natal, uma região que ainda carece de iniciativas culturais. O formato da Flicoop é pensado para estimular a cadeia de produção do livro, a cultura e a economia da leitura”, disse.
Ela também destacou o uso do cheque-livro, iniciativa da SEEC que permite às escolas adquirirem livros diretamente na feira, enriquecendo seus acervos.
Destaques da programação
A Flicoop 2025 conta com mais de 80 atividades, entre apresentações artísticas, mesas-redondas, lançamentos literários, oficinas temáticas, exposições e debates. Um dos pontos altos é o Espaço Leitura e Cidadania, que concentra os lançamentos e sessões de autógrafos com autores locais e regionais.
Entre os destaques da programação estão:
- Contação de histórias e cortejos culturais;
- Rodas de conversa sobre literatura periférica, feminismo, ditadura militar e dependência emocional;
- Oficinas de colagem criativa, danças circulares, psicologia das cores e minimalismo consciente;
- Apresentações de grupos escolares e corais;
- Exibições de curtas, como o premiado “Iyà Luciene, Nascida do Fogo”;
- Exposições permanentes, como “Memória e doces sagrados”, “Triângulo das Águas” e “Mutirão, arte nas ruas”.
Inscrições para cursos técnicos integrados do IFRN seguem até segunda-feira













