A partir do semestre 2024.2, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passará a ofertar um novo curso de graduação, a Licenciatura em Educação Intercultural Indígena, para capacitar professores indígenas da rede básica de ensino.
O curso é ofertado por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A licenciatura terá duração de três anos e meio.
A graduação em Licenciatura Intercultural Indígena, que será ligada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), irá ofertar 40 vagas. De acordo com Glebson Vieira, professor no Departamento de Antropologia (DAN/UFRN), a ideia de formalizar um curso de graduação voltado a essa temática vem sendo trabalhada desde 2018, quando o departamento foi contatado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
“Antes desse contato com a Secadi, as organizações indígenas já haviam debatido conosco sobre a importância de uma formação específica voltada para os professores indígenas do RN”, disse Vieira.