Um em cada três brasileiros viajará a lazer durante a alta temporada, até março de 2024 - O Poti News

Um em cada três brasileiros viajará a lazer durante a alta temporada, até março de 2024

Os destinos de Sol e Praia lideram as preferências, sendo a escolha de 51% dos viajantes que planejam arrumar as malas. Foto: Reprodução.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revelou que o Verão é a época escolhida por 37% dos brasileiros para viagens a lazer. Apresentada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, a pesquisa fornece dados sobre o perfil e comportamento dos viajantes, além de insights para o planejamento do turismo no ano de 2024.

Os destinos de Sol e Praia lideram as preferências, sendo a escolha de 51% dos viajantes que planejam arrumar as malas. Em seguida, as opções rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%) também se destacam.

Natal é a única cidade brasileira em ranking mundial como melhores destinos de natureza

De acordo com o levantamento “Tendências de Turismo”, 69% dos brasileiros realizam uma viagem a lazer por ano. O ministro Celso Sabino disse que esses dados são essenciais para a construção de políticas públicas que impulsionem a economia, além de fornecerem informações importantes para agências de viagens planejarem novos produtos e rotas turísticas.

A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país, e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil“, ressaltou o ministro.

A pesquisa também revela que, para 66% dos viajantes, a viagem terá, em média, a duração de 10 dias, com um ticket médio de R$1.877,00. Quanto ao tipo de hospedagem, a opção de casa de amigos e parentes é a mais citada (47%), seguida por hotel (29%) e pousada (16%).

Apesar do alerta sobre a importância de organizar as viagens com antecedência, quase 20% dos entrevistados que planejam viajar até março compraram as passagens nos meses de novembro e dezembro.

Sobre a escolha do destino, as belezas naturais, bons preços e a oportunidade de encontrar amigos e familiares são os principais fatores considerados pelos brasileiros. As regiões Nordeste (42%) e Sudeste (41%) lideram como destinos preferidos, com São Paulo (19%), Rio de Janeiro (12%), Bahia (12%), Santa Catarina (9%) e Ceará (7%) sendo os estados mais mencionados.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, entrevistou 2.029 pessoas a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre 7 e 11 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.