Urnas Eletrônicas: Sociedade Brasileira de Computação conclui inspeção do código fonte e não encontra falhas - O Poti News

Urnas Eletrônicas: Sociedade Brasileira de Computação conclui inspeção do código fonte e não encontra falhas

Senado é o próxmo a inspecionar o sistema. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) finalizou a inspeção do código-fonte do sistema das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro e concluiu que não há falhas ou fragilidades no sistema ou no código fonte dos equipamentos. A inspeção é um procedimento padrão realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos meses que antecedem as eleições.

A informação foi confirmada pelo professor e pesquisador Roberto Samarone, representante da SBC. “Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem falha, nem fragilidade”, afirmou. O ciclo de transparência do pleito de 2024,que permite o início dos procedimentos de fiscalização, foi aberto em outubro de 2023 e serão realizados até setembro deste ano, quando o TSE irá lacrar as urnas.

O código-fonte é um sistema que define como serão a aparência digital e o funcionamento de aparelhos eletrônicos, determinando como um programa irá funcionar. No caso da urna, é um conjunto de instruções, que são seguidas pelos sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo TSE. Os próximos a analisarem o sistema serão os representantes do Senado Federal, em uma inspeção marcada para o dia 20 de fevereiro.

As eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro, com segundo turno no dia 27 do mesmo mês.