Vendas de carros crescem 13% em janeiro de 2024 - O Poti News

Vendas de carros crescem 13% em janeiro de 2024

Além disso, 18,8 mil veículos foram exportados somente em janeiro deste ano. Foto: Marcelo Carmargo/EBC.

Segundo dados apresentados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o número de carros vendidos no Brasil em janeiro deste ano registrou um aumento de 13% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro de 2024, foram comercializados 162 mil veículos, em contraste com as 143 mil unidades vendidas em janeiro de 2023. Enquanto isso, a produção nacional permaneceu estável, mantendo-se em torno de 152 mil unidades nos primeiros meses dos dois anos analisados. Além disso, 18,8 mil veículos foram exportados somente em janeiro deste ano.

Durante uma entrevista coletiva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que esse crescimento é reflexo do panorama econômico positivo do país. Ele disse ainda que recentes investimentos anunciados pelo setor automotivo, totalizando R$ 41,4 bilhões até 2032, são impulsionados por fatores como a reforma tributária, câmbio estável e redução da taxa Selic.

“O Brasil é o 8º maior fabricante de veículos do mundo e o 6º maior mercado. Temos todas as condições para crescer ainda mais. Contem conosco para impulsionar mais investimentos. Esperamos nos aproximar dos R$ 100 bilhões para gerar mais empregos e renda”, afirmou Alckmin.

O ministro Alckmin também anunciou a regulamentação do programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), após o carnaval, enfatizando que o Brasil terá uma legislação moderna para promover inovação e descarbonização.

O programa Mover, alinhado à Nova Indústria Brasil, visa incentivar empresas a investir em descarbonização, com um orçamento que aumentará progressivamente nos próximos anos.