Verão no RN terá chuvas dentro da média e temperaturas moderadas, prevê Emparn - O POTI

Verão no RN terá chuvas dentro da média e temperaturas moderadas, prevê Emparn

Céu nublado com chuva
Em 2024, as chuvas de inverno ficaram dentro ou acima da média histórica em 107 municípios potiguares. Foto: Elisa Elsie.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou o prognóstico climático para os primeiros três meses de 2025, indicando que o verão no estado será marcado por temperaturas moderadas e chuvas em torno da média histórica.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico apontam para temperaturas entre 31 e 32 graus em Natal e até 38 graus no interior do estado durante janeiro, fevereiro e março. “Praticamente teremos uma situação de chuvas em torno do normal nos próximos três meses, com janeiro mais chuvoso do que os outros meses”, afirmou Bistrot.

A influência do fenômeno La Niña, embora em estágio fraco, contribui para evitar um aumento nas temperaturas ao facilitar a transição de ventos na região. Além disso, sistemas meteorológicos transientes deverão trazer mais chuvas em janeiro, especialmente na primeira quinzena.

Segundo Bistrot, o comportamento do Oceano Atlântico Sul será determinante para o clima nos próximos meses. “Se ele aquecer bastante, teremos uma condição de mais chuvas; se ficar como está hoje, teremos uma situação de normalidade”, explicou. O aquecimento do Atlântico Norte também pode influenciar o clima a partir de abril.

Em 2024, as chuvas de inverno ficaram dentro ou acima da média histórica em 107 municípios potiguares. Os reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) acumulam atualmente 2,83 bilhões de metros cúbicos de água, o maior volume desde 2011, quando ocorreu o último transbordamento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão