
Nos últimos dez anos, o interesse por práticas sustentáveis nas viagens cresceu entre os brasileiros. É o que revela o 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade da Booking.com, realizado com 32 mil viajantes em 34 países, incluindo mil brasileiros. A edição de 2025 mostra que 98% dos brasileiros desejam viajar de maneira mais consciente do ponto de vista ambiental e social. Em 2016, esse índice era de 56%.
A pesquisa aponta mudanças na percepção sobre o que significa viajar de forma sustentável. Segundo a Booking.com, atitudes relacionadas à economia de energia e à redução de resíduos se tornaram mais comuns entre os viajantes. Em 2020, 34% dos entrevistados brasileiros afirmaram que desligavam o ar-condicionado ou aquecedor quando saíam da hospedagem. Já em 2023, esse comportamento foi adotado por 76% dos respondentes.
Para as próximas viagens, 57% dos brasileiros pretendem adotar medidas para diminuir o desperdício, como evitar produtos descartáveis e reciclar. Outros 57% planejam evitar atividades que possam afetar negativamente a fauna local, enquanto 54% querem reduzir o consumo de energia durante as viagens.
“Como uma das maiores plataformas de viagens do mundo, temos o compromisso de tornar as escolhas mais sustentáveis mais acessíveis e fáceis de serem identificadas. Atualmente, quase 22 mil acomodações em nossa plataforma exibem certificações reconhecidas de sustentabilidade, e oferecemos filtros específicos para que os viajantes possam encontrar essas opções com facilidade”, afirma Marco Sobrinho, Gerente Comercial da Booking.com no Brasil.
Desde 2016, a empresa monitora o comportamento dos consumidores em relação a práticas sustentáveis no turismo. No total, quase 230 mil pessoas de 35 mercados diferentes participaram das pesquisas ao longo da década.
A edição de 2025 foi conduzida de forma online em janeiro, com participantes maiores de 18 anos, que viajaram ao menos uma vez nos últimos 12 meses e que estão envolvidos na tomada de decisão sobre futuras viagens.