Vídeos: terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan e deixa 4 mortos; Japão tem alerta de tsunami - O Poti News

Vídeos: terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan e deixa 4 mortos; Japão tem alerta de tsunami

Edifício Urano na cidade de Hualien, em Taiwan, ficou severamente inclinado após a ilha ser atingida pelo terremoto mais forte em 25 anos. Foto: Hualien County Fire Department/Anadolu via Getty Images.

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região próxima à cidade de Hualien, em Taiwan, nesta terça-feira (2), conforme relatórios do Serviço Geológico dos EUA. Autoridades locais confirmaram que nove pessoas perderam a vida e mais de 800 ficaram feridas devido ao abalo sísmico.

O epicentro do terremoto foi localizado a 21 quilômetros de Hualien, a uma profundidade de 34,8 quilômetros abaixo da superfície. Especialistas explicam que a proximidade do tremor à superfície amplifica os danos causados.

Taipé, a capital de Taiwan, localizada a cerca de 200 quilômetros do epicentro, também sentiu os efeitos do terremoto. Partes da cidade enfrentaram interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando mais de 87 mil residências, conforme relatado pela empresa de energia da ilha.

Edifícios foram danificados e relatos de pessoas evacuando estruturas danificadas foram recebidos pelas autoridades.

Além disso, diversos tremores secundários foram sentidos em Taiwan, incluindo um de magnitude 6,5, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma região propensa a atividades sísmicas e vulcânicas que se estende da Indonésia ao Chile.

Alerta de tsunami no Japão

Logo após o terremoto, autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami, prevendo ondas de até três metros no sudeste do país. Alertas de evacuação foram emitidos para a costa de Okinawa, com relatos de grandes ondas atingindo a ilha de Yonaguni.

As Filipinas também emitiram alertas de tsunami para suas regiões costeiras.

Segundo informações da imprensa estatal chinesa, o tremor também foi sentido em diversas cidades da China, incluindo Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde, na província de Fujian.

Confira imagens do momento do tremor: