
O cinema brasileiro começou o ano com força total. Vitória, novo longa estrelado por Fernanda Montenegro e dirigido por Andrucha Waddington, estreou liderando as bilheteiras e já se tornou a maior abertura do cinema nacional em 2025. Entre os dias 13 e 16 de março, o filme arrecadou R$ 4,7 milhões e levou 218 mil espectadores às salas de cinema, segundo dados da Comscore e Filme B.
Com essa marca expressiva, Vitória desbancou sucessos internacionais e superou Capitão América: Admirável Mundo Novo, que até então ocupava o primeiro lugar nas bilheteiras há cinco semanas consecutivas. O filme da Marvel arrecadou R$ 3,17 milhões no mesmo período e foi assistido por 145 mil pessoas, ficando em segundo lugar no ranking.
Uma história real e emocionante
Inspirado em fatos reais, Vitória retrata a trajetória de uma mulher determinada a combater o crime de dentro de sua própria casa. No longa, Fernanda Montenegro interpreta Dona Nina, uma moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro que começa a registrar crimes utilizando uma câmera VHS, denunciando a atuação de traficantes e policiais corruptos.
A trama é baseada na história real de Joana da Paz, que nos anos 2000 documentou crimes na zona sul do Rio de Janeiro e ajudou a desmontar uma quadrilha criminosa. Em 2005, quando o caso foi revelado, Joana passou a ser conhecida como Vitória e, devido a ameaças, precisou entrar para o programa de proteção a testemunhas, vivendo sob identidade protegida até sua morte, em 2023.
Elenco e produção
Além de Fernanda Montenegro no papel principal, o filme conta com Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas no elenco. A direção é de Andrucha Waddington (Eu, Tu, Eles), que traz uma abordagem intensa e realista para o drama.