Volume de serviços volta a crescer no Rio Grande do Norte, diz IBGE - O Poti News

Volume de serviços volta a crescer no Rio Grande do Norte, diz IBGE

Se comparado ao mês de agosto de 2022, o setor de serviços potiguar cresceu acima da média nacional. Foto: Freepik.

O Rio Grande do Norte teve a terceira maior alta (2,3%) no volume de serviços no mês de agosto, ficando atrás apenas dos estados de Mato Grosso do Sul (7,5%) e Rondônia (3,7%). Segundo o levantamento do IBGE, em âmbito nacional o setor cresceu cinco pontos percentuais, se comparado ao mês de julho. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), mostra ainda que apenas oito unidades federativas tiveram resultados positivos e as outras 19 apresentaram retração.

Se comparado ao mês de agosto de 2022, o setor de serviços potiguar cresceu acima da média nacional. Enquanto o Brasil registrou um crescimento de 0,9%, o RN chegou à casa dos 4,0%. Também foi registrada uma alta no acumulado dos últimos 12 meses, com uma variação positiva de 4,8%, valor 0,5 pontos percentuais abaixo da média nacional (5,3%).

Ainda de acordo com o levantamento, o RN também apresentou resultados positivos na receita nominal de serviços, que ficou 3,9% à frente do mês imediatamente anterior (julho). Isso levou o estado potiguar a ficar na terceira posição do ranking das unidades federativas com maior variação positiva na receita.

Em relação a receita nominal de serviços, nos últimos 12 meses o RN acumula alta de 10,5%, configurando também o índice mais baixo de 2023. O maior foi registrado em janeiro (15,1%). Para o Brasil, o índice de receita nominal de serviços acumulado no ano está em 7,8%. Esses resultados mostram uma tendência de queda tanto nacional quanto localmente ao longo de 2023.