Xadrez em Natal: enxadrista potiguar fala sobre a importância de descentralizar o esporte - O Poti News

Xadrez em Natal: enxadrista potiguar fala sobre a importância de descentralizar o esporte

Renée Brambilla xadrez potiguar
Reneé Brambilla é a primeira mulher Mestre Nacional de Xadrez do RN, Campeã brasileira de xadrez Rápido e Blitz 2021. Foto: Cedida.

Natal está sediando o maior Campeonato Brasileiro de Xadrez de categorias de base da história do esporte, desde a última quarta-feira (15), no hotel Praiamar. Com a participação de mais de 300 jovens enxadristas de 22 estados, esta edição bateu o recorde de inscrições, refletindo o crescimento exponencial da prática do xadrez no Brasil.

Para a enxadrista potiguar Renée Brambilla, que atuará como árbitra no torneio, a realização do evento em Natal representa um passo importante para descentralizar o esporte no país.

“Acredito que é super importante para o esporte no estado. Todos esses anos que tem sido aqui, várias pessoas da região têm conseguido participar, o que antes era inviável para tantos atletas menores de idade viajarem para o sul/sudeste para competir”, ressalta Brambilla.

O evento, que vai até o domingo (19), será dividido em dois festivais:

  • Festival Nacional da Criança (FENAC), para atletas das categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12;
  • Festival Nacional da Juventude (FENAJ), do Sub-14 ao Sub-20.

As disputas nos estilos Blitz, Rápido e Clássico oferecerão aos competidores a oportunidade de conquistar vagas em competições internacionais, como o Festival Pan-Americano e o Campeonato Sul-Americano.

“A região nordeste tem muito menos apoio público/patrocínio para que os atletas possam competir fora”, afirma Brambilla, enfatizando a importância da iniciativa da CBX em trazer o Fenac Fenaj para Natal nos últimos anos.

Sobre Renné Brambilla

Reneé Brambilla é a primeira mulher Mestre Nacional de Xadrez do RN, Campeã brasileira de xadrez Rápido e Blitz 2021. Foi também a representante brasileira no Mundial de Xadrez em 2021 na Polônia, Campeã Feminina do Memorial Bobby Fischer 2023, Campeã Absoluta do Magistral do RN 2023, Campeã Feminina do circuito Potiguar de Xadrez Clássico 2024.

Enxadrista Potiguar precisa do seu apoio para representar o RN no Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez