A 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART), evento que agrega história, cultura, tradição e promove o artesanato, o empreendedorismo e a cultura no Rio Grande do Norte, acontece entre os dias 19 e 28 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal. O tema da edição de 2024 é “Encantos feitos a mão”.
O idealizador e fundador da FIART, Neiwaldo Guedes, compartilhou a expectativa de receber cerca de 50 mil visitantes este ano. A 29ª edição contará com 1.500 expositores distribuídos em 320 stands, com uma inovação que destaca 12 salões de exposição.
“Esperamos um público ainda maior que no ano passado. Teremos uma área de exposição de 2.500m², com a participação de países como Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia. O ingresso custará apenas R$ 10,00”, informou o diretor da FIART.
Algumas novidades da edição de 2024 são: a criação do Salão do Bordado SEBRAE/RN e as Oficinas do Fazer, que abrangem áreas como macramê, crochê, cartonagem e fibras, além de uma Oficina de Empreendedorismo e Precificação. A organização planeja divulgar em breve mais detalhes sobre essas atividades.
Outro destaque é a acessibilidade do público a diversas ações e a uma troca histórico-cultural através da ampla programação do Festival FIART Cultural. Este projeto integra quatro ações principais:
– Mostra de Arte e Cultura: Com shows, dança, batalha de breaking, mostra de cordel, mostra de bandas e mostra de João Redondo;
– Festival Parafolclórico (competitivo);
– Salão “O Melhor do Artesanato Potiguar”;
– Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.
O Festival FIART Cultural busca ser um palco para a cultura popular, reconhecendo artistas e preservando tradições. Ele oferece espaço para a diversidade de expressões culturais, conectando as artes potiguares às linguagens de literatura, dança, música e manifestações das tradições populares.
Para ficar por dentro da programação, novidades e mais informações, acompanhe as redes sociais da FIART:
Ver essa foto no Instagram