A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) entregou 385 kits de identificação para ambulantes de Ponta Negra até o momento. O prazo para retirada pelos cadastrados encerra-se amanhã, sexta-feira (12). A partir do sábado (13), será obrigatório o uso do colete, crachá e autorização emitidos pela prefeitura para o trabalho ambulante na Praia de Ponta Negra.
As equipes de fiscalização da Operação Verão estão atuando de forma educativa, mas a partir do sábado, os ambulantes não autorizados terão suas atividades interrompidas. Este esforço de fiscalização será expandido para outras praias da capital durante o ano, segundo a Semurb.
Os kits incluem coletes que identificam o tipo de segmento em que os ambulantes atuam (alimentos, bebidas, artesanato, vestuário de praia) e crachás contendo identificação do cadastro e um QR-code com o termo de autorização de uso. Este termo contém todas as regras e o prazo de validade de um ano, podendo ser revogado caso as normas não sejam cumpridas.
Desde o início da ação de ordenamento da orla de Ponta Negra, 441 ambulantes foram cadastrados, contribuindo para a regularização e organização das atividades comerciais.