Com informações do MTur.
Quando planejamos uma viagem, esperamos que tudo transcorra conforme o planejado, proporcionando diversão, descanso e momentos agradáveis. No entanto, imprevistos podem ocorrer, e é essencial não apenas preveni-los, mas também conhecer os procedimentos adequados para enfrentar situações inesperadas.
O Ministério do Turismo disponibiliza no seu site uma série de cartilhas intituladas “Consumidor Turista”, divididas em temas como “Transporte Aéreo – Antes da Viagem; Durante a Viagem e Chegando ao Destino”, “Viajando de Carro” e “Turismo Seguro em Ambientes Naturais”. Essas cartilhas reúnem informações cruciais para os turistas, oferecendo respostas para dúvidas comuns, dicas úteis, regras essenciais e contatos importantes em caso de necessidade.
“Você sabia que receber informações claras e completas é um direito previsto no Código do Consumidor?”, destaca a primeira cartilha, focada no transporte aéreo. Entre os tópicos abordados, os consumidores encontrarão informações sobre tarifas aéreas, conexões, viagens internacionais, acessibilidade, viagens com menores de idade, regras, legislações e muito mais.
A cartilha sobre viagens de carro oferece desde dicas simples, como fazer a revisão do veículo antes de iniciar a jornada, até orientações sobre a diferença entre rodovias federais e estaduais. O material abrange informações sobre as responsabilidades das concessionárias que administram as vias, socorro mecânico, inspeção de tráfego, apreensão de animais, bases de atendimento aos usuários, pedágios e diversos outros aspectos. Também são fornecidos contatos importantes das rodovias federais sob concessão.
O tema “Turismo Seguro em Ambientes Naturais” é outra área abordada pelas cartilhas do Consumidor Turista. Nesta cartilha, os leitores encontrarão esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor, além de valiosas dicas sobre ecoturismo, turismo de aventura, prevenção, riscos, pontos de atenção e o que considerar ao contratar serviços de agências de turismo.
Acesse as cartilhas AQUI.