A partir do próximo mês, a Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2022. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em dezembro do ano passado, e o calendário, que começa em 15 de fevereiro, foi aprovado para garantir que os trabalhadores recebam seus benefícios de maneira eficiente.
O pagamento será escalonado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Para o pagamento do PIS, considera-se o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa. Todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro.
Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão os valores creditados diretamente em suas contas. Já os demais beneficiários receberão por meio da Poupança Social Digital, uma conta digital aberta automaticamente pela Caixa.
A movimentação da Poupança Social Digital será realizada através do Aplicativo Caixa Tem, oferecendo funcionalidades como pagamento de contas, transferências, uso de cartão de débito virtual para compras e pagamento na maquininha.
Para os casos em que não for possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
O Abono Salarial, instituído pela Lei 7.998/90, corresponde a, no máximo, um salário mínimo e é pago anualmente, seguindo o calendário estabelecido pelo Codefat. Os recursos para o pagamento provêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Confira o calendário: